Após 16 anos do atentado às torres gêmeas, alguns filmes continuam relembrando os fatos

Atentado entrou para a historia dos Estados Unidos

Há 16 anos, o mundo se abalava com os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, quando dois aviões se chocaram intencionalmente contra as Torres Gêmeas, em Nova York, e outros dois foram sequestrados por membros da Al-Qaeda para atingir o Pentágono e Washington. O incidente inspirou muitos cineastas de Hollywood, rendendo diversos filmes que relatam a tragédia, a qual deixou quase três mil mortos. Confira a lista de 10 longas mais destacados.

– Fahrenheit 11 de Setembro (2004): O documentário do diretor Michael Moore foi apresentado no Festival de Cannes no mesmo ano, onde ganhou a Palma de Ouro. O longa gerou polêmica, pois Moore criticou a gestão do ex-presidente George W. Bush.

– As Torres Gêmeas (2006): Estrelado pelo ator Nicolas Cage, o filme, que é baseado em fatos reais, conta a dramática experiência de dois policias que ajudaram as vítimas dos ataques às Torres Gêmeas.

– Voo United 93 (2006): O filme mostra o drama vivido pelos passageiros do voo United 93, da companhia aérea United Airlines, que foi sequestrado por terroristas e a própria tripulação organizou um motim, evitando que a aeronave fosse usada no atentado.

– Tão Forte e Tão Perto (2012): Estrelado por Tom Hanks e Sandra Bullock, o filme mostra a história de um menino que encontra uma chave do seu pai, morto nos atentados. Acreditando ser uma mensagem dele, o garoto começa uma comovente expedição pela cidade para achar a fechadura que se abre com aquela chave.

A Hora Mais Escura (2013): Dirigido pela cineasta Kathryn Bigelow, o filme narra os esforços do serviço secreto norte-americano para capturar e matar o terrorista Osama Bin Laden.

– A Última Noite (2003): O filme é um dos primeiros ambientados em Nova York após a tragédia e mostrou de maneira inédita o local onde ficavam as Torres Gêmeas.

– O Desconhecido Conhecido: A Era Donald Rumsfeld (2013): O documentário conta a história de Donald Rumsfeld, secretário de Defesa dos Estados Unidos na época que aconteceu a tragédia.

– Reine Sobre Mim (2007): O filme relata a saga do dentista Charlie Fineman, estrelado por Adam Sandler, que perdeu sua família nos atentados de 11 de setembro. Desde então, ele fica sem grandes perspectivas de vida, até se encontrar com Alan, um ex-colega da faculdade.

– Lembranças (2010): Estrelado por Robert Pattinson, o filme conta a história de Tyler Roth, jovem que não tem uma boa relação com o pai. Um dia, ele convida o seu filho para conversar em seu escritório, localizado em uma das torres do World Trade Center. Para a infelicidade de ambos, era 11 de setembro.

– Segredos de Estado (2006): Produção conjunta entre França, Portugal e Itália, o filme é um suspense dramático em torno da vida de um espião que precisa fugir por saber demais sobre o que aconteceria nos Estados Unidos alguns dias antes dos atentados.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

160 views