Um avião monomotor carregado com 442 quilos de pasta base de cocaína, que saiu de Bela Vista (MS), foi apreendida nesta quarta-feira (9) depois que o piloto fez um pouso em uma fazenda e atolar a aeronave em meio a uma lavoura de soja, no município de Conquista D’Oeste, interior do Mato Grosso. A droga seria levada para Cuiabá (MT) e o copiloto Jacome Tavares Vieira, de 58 anos, foi preso.
Conforme o site Fronteira Alerta, funcionários da Fazenda São Paulo acionaram equipe da Polícia Militar (PM) e informaram que um avião de pequeno porte havia pousado nas dependências da propriedade e que havia atolado quando tentava decolar. No local, militares encontraram a aeronave modelo Cessna, carregada com vários fardos de pasta base de cocaína, que totalizaram 442,2 quilos da droga.
O avião, ocupado por piloto e copiloto, pousou em uma estrada da fazenda. O objetivo era reabastecer com combustível transportado na própria aeronave e então seguir viagem. Porém, ao tentar decolar, o piloto perdeu controle do Cessna que derrapou, invadiu a lavoura e atolou.
Suspeitos
Com a aeronave presa na lama, piloto e copiloto fugiram pela plantação de soja, no entanto, a polícia fez buscas pela região e conseguiu prender o copiloto Jacome. Ele contou para equipe da PM que é de Cuiabá e que o nome do piloto é Aníbal. Disse ainda que a droga seria levada para Cuiabá. Ainda conforme o copiloto, o avião foi carregado com a droga em Bela Vista (MS), fronteira do Brasil com o Paraguai. O caso está sendo apurado por investigadores de Pontes e Lacerda, no Mato Grosso.