Olho Vivo -15-11-17

* Dércio Cruz

Abrindo espaço

Com a saída do agora ex- deputado Kayatt de vida pública, a região da fronteira fica sem representação no legislativo estadual o que não deixa de ser lamentável. Ponta Porã, o quinto maior colégio eleitoral do Estado com mais de 60 mil eleitores tem condições de eleger no mínimo dois deputados estaduais, isso caso prevaleça o bom senso e seja deixada de lado a vaidade pessoal, em beneficio do município.  Alguns pretensos candidatos sabem de cor e salteado que não tem a mínima chance de chegar a algum lugar. Estou sabendo que um pretenso candidato que foi massacrado nas urnas nas ultimas eleições, estaria disposto a levar outra cipoada em 2018.

Assumindo o posto

Me contaram que, em dezembro, o prefeito Hélio Peluffo Filho deve tirar merecidas férias por pelo menos 20 dias. Com isso, o vice-prefeito Caio Augusto deve assumir o cargo no Executivo municipal. Presença constante nos principais acontecimentos da prefeitura e mesmo entendendo que ainda é cedo para pensar em eleições, o Caio que pra bobo não serve, deve aproveitar a deixa pra colocar seus peixes nas bancas e começar a vender. 2018 está ai, bem pertinho.

Cobranças

Já passa da hora dos nossos vereadores se juntarem e cobrarem sistematicamente do governo estadual, uma atenção especial para o nosso IML que além de Ponta Porã, atende ainda outros municípios na região de fronteira. O local necessita urgentemente de uma ampla reforma, tanto no prédio que abriga o órgão, como nos equipamentos necessários para sua manutenção. Dias desses encontrei com um ex- vereador que resolveu fazer uma visita ao local. Saiu de lá horrorizado com o que viu. Pelo que se sabe o que falta mesmo é vontade política de atender essas necessidades.

Só Balela

O ex- ministro Ciro Gomes conhecido também como um cara de pau sem limites, passou por Campo Grande neste sábado para segundo ele, prestigiar a filiação do juiz aposentado Odilon de Oliveira no PDT. Como não poderia ser diferente, fez um discurso cheio de média colocando o ex-magistrado como salvador da pátria no PDT. Vale salientar, no entanto, que tudo isso não passa de balela. Eu mesmo queimei um voto nele quando tentou chegar à presidência e era o candidato mais contundente nas criticas a Lula, chegando ao ponto de dizer aos eleitores no horário político que, quem quisesse botar fogo no Brasil era só votar no Lula. Bastou o Lula ganhar as eleições, para ele virar ministro do governo petista, deixando inclusive a barba crescer pra se parecer mais com os companheiros. Certamente deve achar que o eleitorado já se esqueceu disso.

Novo secretário

O nome do deputado estadual Carlos Alberto David foi confirmado pelo governador Reinaldo Azambuja como o novo titular da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública). Ele irá substituir José Carlos Barbosa, o Barbosinha, que retorna para a Assembleia Legislativa de olho na reeleição em 2018.  David tem um extenso currículo na segurança pública. Entre os cargos já exercidos estão o de comandante da Polícia Militar Rodoviária (1997-1999), Chefe do Estado Maior da Polícia Militar (2007-2009), presidente do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais (2013-2014) e Comandante-Geral da Polícia Militar (2009-2014). De acordo com uma fonte do governo, ele deverá promover algumas mudanças dentro das estruturas de comando das forças de segurança.

Dias contados

No final de Semana dei uma passadinha pelo prédio antigo que abrigava o comando do 4º Batalhão de Polícia Militar, e pude perceber que, dificilmente o esqueleto do prédio vai resistir, mas esse período chuvoso. O interessante é que o prédio em questão foi tombado pelo patrimônio histórico, mas ninguém fez nada para recuperar o prédio e manter a arquitetura que é coisa linda.  Incontável o número de políticos que já passaram por lá prometendo restaurar o antigo prédio. Mas entra ano, sai ano a coisa continua igual. Me lembro até, que uma equipe do IPHAN- Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional esteve em Ponta Porã no ano passado comendo, bebendo e dormindo por conta da barrosa, fazendo um levantamento dos recursos que seriam necessários para tocar a obra de restauração. Os comentários eram de que, o inicio das obras seria imediato, mas até agora, tudo continua como dantes no Quartel de Abrantes. Infelizmente ninguém mais acredita na recuperação do local.

Festa Tucana

O último sábado foi dia de festa para o tucanato estadual, com homologação do nome do presidente regional da legenda, escolha da presidente do PSDB – Mulher, muitas moagens políticas, novas filiações e tudo mais. O que me chamou atenção foi que, alguns participantes do encontro, tucanos de primeira hora deixavam transparecer que não sentiram muita empolgação no governador Reinaldo Azambuja com relação a disputar a reeleição no ano que vem. O próprio governador tem dito que só se fala em eleição após o carnaval. Tem gente achando que uma candidatura a governo pode se transformar na disputa por uma cadeira na Câmara Federal. Na política tudo é possível.

No sábado

Também aconteceu o encontro dos pedetistas que marcou a filiação ao PDT do juiz federal aposentado Odilon de Oliveira, que pode aceitar o desafio de disputar o governo ou o senado pela sigla. Várias ausências que eram consideradas presença certa, foram notadas. Outra coisa que me contaram sobre o encontro, foi o fato do pretenso candidato Odilon de Oliveira divulgar nas redes sociais algumas fotos com integrantes do partido. Dizem que aqui em Ponta Porã ele já deve ter perdido alguns votinhos, por conta do companheiro com quem aparece na foto.

Sacudida 

A prisão do ex- governador Andre Puccinelli e o filho dele pela PF nesta terça-feira (14) repercutiu de forma avassaladora nos meios políticos do estado. Ate mesmo uma reunião que estava agendada entre a alta cúpula do PMDB foi cancelada e só deve acontecer na quinta-feira (16). Na Assembleia Legislativa o clima também ficou tenso demais. Ninguém sabia explicar nada e nem queria. 

Pensando bem

Palmeirenses e Santistas daqui pra frente só tem duas comemorações. Natal e Ano Novo.

* Jornalista  

DRT 953- MS

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

270 views