OLHO VIVO – 19-04-16

OLHO VIVO – 19 -04-16* Dércio Cruz

 

 

 

 

Corrida sucessória

Pelo menos por enquanto o cenário com relação a sucessão municipal não apresenta mudanças. Estão confirmadas as candidaturas do engenheiro Hélio Peluffo Filho pelo PSDB, do empresário Evaldo Pavão Sanger o China, e do atual prefeito pelo PDT que diga-se de passagem, saiu mais desgastado que já estava, depois da votação na Câmara dos Deputados. A briga agora vem sendo pela vaga de vice. Como vem liderando todas as pesquisas de intenção de voto, a procura maior é pela vaga de vice na chapa dos Tucanos. O que chama atenção é que mesmo sabendo que, um acordo entre PMDB e PSDB já estaria sacramentado na capital com relação a uma aliança entre os dois partidos, tem gente do PMDB insistindo pra sair com chapa pura na majoritária. Quem me contou essa foi gente de dentro do partido e ligado aos caciques da sigla.

Correndo por fora

Além do PMDB que deve caminhar com o PSDB, outros partidos que estão de olho na vaga de vice, seria o DEM de presidente novo no município, e o PTB do ex-prefeito Nelsinho Trad que também já deixou claro, que o partido deve caminhar com os tucanos em Ponta Porã. Nesse pacote eu acredito que devem entrar ainda o PPS, PSD e PSB e alguns nanicos.

Aproveitando a deixa

Talvez tirando proveito da oportunidade exigida pela Lei Eleitoral para sair fora da administração, alguns secretários pediram demissão dos cargos.  Mas com certeza, nem todos vão encarar as urnas em outubro próximo. Eu acredito que teve gente que uniu o útil ao agradável. Deixou a administração desgastada por sinal, pela porta da frente. Eu acredito por exemplo, que os competentes advogados, Eduardo Campos e Luiz Alexandre Gonçalves do Amaral não tenham essas pretensões.

Sangue novo

Filiado recentemente no PMDB, estou sabendo que o jovem empresário no ramo da construção civil, Farid Afif está disposto a tentar uma vaga no legislativo nas eleições de outubro próximo. Pelo pouco que conversei com ele, pude sentir a animação do rapaz. Vale salientar que, pelo jeito ele deve receber o apoio das principais lideranças do partido em Ponta Porã e no estado. Café no bule, bala na agulha e seriedade ele tem de sobra.

Só um milagre

Que em política é muito difícil acontecer. Segunda a senadora Simone Tebet (PMDB) a decisão pelo afastamento da ainda presidente Dilma Rousseff pelos senadores está praticamente definida. De 1% a 100% a chance de aprovação e de 99%. Ela disse ainda que isso acontecer até, no máximo, na terceira semana de maio. Se considerado o rito do processo, a votação deverá ocorrer no dia 9 de maio. Esse pensamento também bate com o do senador Waldemir Moka.

Voltando a cena

A volta do senador Delcidio do Amaral ao Senado e que deve participar da votação pelo afastamento da presidente Dilma além de ser praticamente um voto declarado pelo sim, ainda tem deixado preocupado alguns senadores já que, ele mantém a ideia de entregar alguns deles se tentarem cassar seu mandato. Responsável na deleção premiada por um estrago na vida do ex-presidente Luiz Inácio e de Dilma Delcidio disse que tem bala na agulha para dar o troco aos antigos aliados e agora adversários. Vai vendo.   

Deu o que o povo queria

A votação dos nobres deputados pela saída da ainda presidente, acabou agradando a vontade popular descompromissada com benefícios do governo feitos com chapéu alheio. Agora a torcida é para que o Senado confirme a decisão. Pelo que se ouve e sente nos senadores, a derrota do PT será ainda maior, ou seja, o vice Michel Temer que não é lá muito confiável pode preparar um terno novo para a posse. E por consequência o deputado Eduardo Cunha que responde por um monte de broncas, fica no aguardo de uma viagem do titular, pra assumir o Planalto. Sem dúvidas é muito castigo para um país só.  Mas, ainda é melhor. Imagina hein!

Só no tranco

Depois que, alguns vereadores resolveram dar as caras e começarem a cobrar nas redes sociais, a administração municipal deu sinal de que ainda está viva.  Pelo menos três obras pequenas por sinal devem ser concluídas logo. Isso, segundo os corneteiros de plantão lá pelos lados da barrosa deve-se a presença constante e marcante do vereador Agnaldo Miudinho que mesmo tendo desincompatibilizado do cargo, continua pressionando e acompanhando o trabalho da empreiteira do governador.

Justificando 

Depois da votação na Câmara dos deputados quando o mandato da ainda presidente foi cassado, Dilma teria chamado o deputado Paulo Maluf e indagado dele. Deputado, eu lhe paguei pelo voto favorável a mim, e o senhor me vota contra?  Ele respondeu de pronto. Excia, eu não tenho culpa, a confusão deve ter sido criada pela mesa diretora. Eu achei que o sistema de votação fosse como na Bolívia. Sim pra ficar e não pra não sair. Pra garantir sua permanência eu votei sim. Eu acho que o presidente da Câmara é está contra a senhora.

Perdeu a oportunidade

O deputado Dagoberto Nogueira do PDT de MS perdeu a grande oportunidade de se manter vivo na política ao votar a favor do governo na votação que culminou na saída da presidente, enterrando de vez o Partido dos Trabalhadores. Ele pode até ter votado de acordo com sua consciência, mas quem conhece bem o parlamentar sabe que ele não dá nó sem ponta. Com certeza a resposta vai chegar nas eleição de 2018.

Foi na rabeira  

O gesto do deputado Dagoberto pode ser explorado já nas eleições municipais de outubro pelo menos aqui em Ponta Porã, até porque, o parlamentar do PDT fez questão de apoiar o atual prefeito que saiu chapiscado uma vez que, também apoiou a atual e ainda presidente Dilma nas eleições de 2014.  

Vai piorar  

Com a certeza de que, o senado deve mesmo homologar a decisão dos deputados no tocante a cassação do mandat0 da presidente Dilma, o PT que já vinha enfrentando problemas na busca de candidatos para as próximas eleições, deve enfrentar muitas dificuldades pra encontrar alguém disposto a enfrentar o eleitorado. Pelo menos em Ponta Porã, tentar encontrar alguém disposto a isso é o mesmo que procurar agulha em palheiro. Eu pelo menos, não vi ninguém ainda, disposto a ir pro sacrifício.

A mesma ladainha

Todo mês, centenas de contribuintes são obrigados a recorrem da Sanesul a suspensão da cobrança da taxa de coleta de lixo embutida na conta de água. Segundo um morador, todos os meses ele faz o caminho entre a casa dele e a empresa pra que seja retirado da conta o valor sobre a coleta de lixo. Ai fica a pergunta, se a empresa retira a taxa cobrada, não seria mais prático cancelar o acordo entre as partes e abolir de vez essa cobrança?  Nesse caso a prefeitura ficaria responsável pela cobrança, já que os recursos vão para os cofres públicos e aproveitar a oportunidade e cobrar um valor dentro da realidade ou pelo menos compatível com o trabalho que vem sendo realizado pela coleta do lixo na cidade.   

Otimista

Mesmo tendo consciência de que a vaca já foi pro brejo com chifre e tudo, o deputado federal Zeca do PT ainda acredita, que existe um fio de esperança pra salvar o mandato da ainda presidente Dilma. Já o deputado Dagoberto Nogueira admitiu que votou com sua consciência e não acredita que esse gesto, possa lhe trazer prejuízos políticos. O povo pensa o contrário.

 

Jornalista, Editor do Site Fronteirams.com, e Radialista.

DRT 953-MS

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

539 views