OLHO VIVO 30-12-17

* Dércio Cruz

Fechando o ano

Estamos chegando ao final de mais um ano. Como em anos anterior chega a hora de fazer um balanço sobre o que aconteceu de positivo e negativo. Falando em política, quem chega com a certeza de ter cumprindo bem a missão que lhe foi confiada, é o prefeito Helio Peluffo Filho, que ao longo desses doze meses vem recuperando a cidade abandonada pela gestão passada, e investindo em novas obras. Conseguiu recuperar a credibilidade do poder público perante a classe de fornecedores, conseguiu recursos para investimentos em vários setores e saneou as finanças. Dessa forma pode estabelecer um período de recesso na prefeitura, tirou merecidas férias e deixou o comando do município nas mãos do vice- prefeito Caio Augusto, que vem dando conta do recado direitinho.

Por falar

No Caio Augusto, estou sabendo que mesmo em recesso o moço está botando quente e atendendo a todos que o procura no gabinete e na medida do possível, vem atendendo algumas reivindicações que lhe são feitas. Andando a tira colo com a equipe da operação Tapa Buraco, o prefeito em exercício não está perdendo nenhuma oportunidade de tapar os buracos pela cidade. Com tanta chuva, buraco é que não falta.

Habilidoso

Que só, o prefeito conseguiu aparar algumas arestas entre o Executivo e Legislativo e entra o novo ano com uma mesa diretora presidida por um aliado de primeira hora e conta também, com integrantes eleitos pela coligação de oposição que já deixaram claro que pretendem trabalhar em beneficio da comunidade. Chiadeiras existem, mas aos poucos vão sendo abafadas. Em ano eleitoral, como um dos mais importantes colégios eleitoral do estado, o município certamente tem muito mais a ganhar do que perder.

Se destacando I

O ano de 2017 foi sem dúvidas um ano promissor para o vereador tucano Candido Gabino. Depois de amargar uma suplência na primeira eleição que disputou, assumindo por pouco tempo uma vaga no legislativo, conseguiu se eleger em 2016.  Foi eleito primeiro secretário da Câmara, logo depois foi escolhido para presidir o PSDB no município e por fim, foi eleito por unanimidade presidente do legislativo. A atuação do vereador vem chamando a atenção inclusive, dos seus gurus políticos, o ex-deputado Kayatt e o prefeito Helio Peluffo Filho. Para eles, o Candinho está saindo melhor que a encomenda.

Mais um

Outro vereador que vem se destacando na política e o vereador Wanderley Avelino. Participando ativamente e defendendo os interesses principalmente dos eleitores da Vila Áurea e adjacências, o vereador vem recebendo elogioso por onde tem passado. Há quem diga ate, que comentários na Vila Áurea dão conta de que, se os eleitores soubessem que o flamenguista seria teria tanto interesse pelas causas populares, não teriam perdido tempo em eleger outros representantes do bairro, que apenas passaram pela Câmara. Vixi.

Excesso de pilantras

Claro que não foi um ano fácil, mas como o brasileiro é daqueles que não desiste nunca, consegue tirar de letra as dificuldades. Um ano de altos e baixos em vários setores, principalmente na política. Um ano de muito trabalho para as autoridades policiais, principalmente para Policia Federal que acabou prendendo outra leva de políticos envolvidos em esquemas de corrupção. A quantidade de políticos foi tão grande, que os fabricantes de tornozeleiras eletrônicas tiveram que pedir um tempo para acompanhar a demanda.

Muitas expectativas   

Além das eleições, em 2018, teremos ainda a realização da Copa do Mundo na Rússia. Evento que acaba sempre prendendo a atenção dos brasileiros que, embalado pela brilhante campanha da nossa seleção na fase das eliminatórias, vem apostando alto. Tem tudo pra ser um ano bom.

Se destacando II

O ano de 2017 serviu como parâmetro para avaliar o desempenho de alguns políticos, tanto a nível federal, estadual e municipal. A nível federal o presidente Michel Temer mesmo com uma rejeição de fazer inveja a qualquer governante em fim de carreira, tem tomado algumas medidas acertadas que de uma forma ou outra beneficiou a população. Mas continua pagando um alto preço pelas denuncias envolvendo políticos ligados a ele e o desgoverno que assumiu com a saída do PT do governo. Deve terminar seu governo sem querer inventar muita coisa, mas segundo ele, o carro chefe será aprovação da Reforma da Previdência.

Por falar

Em reforma da Previdência, o suplente Fabio Trad que assumiu a cadeira de Carlos Marum que foi para o ministério de Temer, vem pregando aos quatro cantos que vai votar contra o governo. O que ele não deve estar sabendo ou finge não saber é que, o governo correndo atrás de votos como está não vai permitir isso. No dia e na hora certa o Marum volta a Câmara, vota e garante um votinho a mais para a aprovação do projeto.  Ou alguém tem duvidas?

Sem ninguém

Pelo que estou sabendo, a mosca azul passou voando baixo lá pelas bandas do Legislativo. Dizem que, pelo menos quatro vereadores estariam pensando seriamente em disputar uma vaga no legislativo estadual. Mesmo sem chance nenhuma, tem uns que não arredam o pé. Como diz um velho adágio. Tem cara que não se toca.  Com toda essa vaidade, acabam prejudicando quem realmente tem chances mais claras. E o município acaba ficando no prejuízo, ou seja, sem representante nenhum.

Por aqui

Em MS, alguns políticos conseguiram se destacar. Uns para o lado bom, outros para o lado ruim. Mas com certeza, não devemos esperar surpresas em termos de sucessão estadual, mesmo com o descontentamento do povão e o surgimento de nomes que estreiam na vida pública. Alguns nomes surgem como especulações, mas a verdade e que, a disputa deve ficar mesmo entre velhos políticos destacando-se ai, o atual governador que vai investir pesado na sua reeleição, e o ex- governador Andre Puccinelli que, mesmo com seu nome envolvido em denúncias de corrupção, acabou sendo preso e saiu da sede da Policia Federal, politicamente mais forte que entrou.

Por outro lado

A candidatura ao governo do juiz federal aposentado, Odilon de Oliveira deu uma recuada em termos de percentuais nas pesquisas. As declarações do próprio candidato ao governo de que o PDT, partido ao qual está filiado não vai aceitar coligações com partidos que tenha algum envolvimento com a Operação Lava Jato, acabou deixando até os próprios companheiros de partido desanimados. Inclusive do PT enrolado até a tampa e que estaria disposto a somar forças com o PDT, deve pegar outro rumo.  Ganhar eleições sozinho é quase impossível.

Igual peixe.

Famosa por suas bravuras quando o assunto é defender a malandragem, a deputada do PT gaúcho, Maria do Rosário, teve que pedir socorro a policia que ela tanto critica, depois que ladrões, que ela tanto defende como vitimas da sociedade injusta levaram seu carro. Aos mais chegados ela teria confidenciado que nunca havia passado por uma situação dessa, e que pode repensar seu conceitos. Ou seja, acabou morrendo pela boca.

Bem amigos, entre altos e baixos, mas contando sempre com a proteção divina, estamos chegamos ao final de mais um ano. A todos que ao longo desses 12 meses, prestigiaram o meu trabalho quero desejar os mais sinceros votos de um abençoado e venturoso Ano Novo.

* Editor do site Fronteirams.com 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

654 views