Prefeitura vai fortalecer o Banco Ita

Acompanhado de vereadores, prefeito visitou sede do Banco Ita. (Foto Lécio Aguilera)

O prefeito Hélio Peluffo Filho vai fortalecer a presença do Banco Ita, mecanismo criado para fomentar a economia no distrito de Nova Itamarati. Acompanhado dos vereadores Candinho Gabínio, Rony Lino e Wanderley Avelino, o prefeito visitou as instalações do banco comunitário e parabenizou a equipe pelo trabalho desenvolvido de apoiar a classe produtora da localidade, fomentando a agricultura familiar.

Visando fomentar o crescimento da produção e apoiar o pequeno produtor, o prefeito pretende aportar recursos no capital da instituição, fortalecendo e ampliando sua capacidade de gerar negócios. O Ita é a Primeira moeda social brasileira em área rural. Experiência única, o sistema monetário vale apenas dentro do distrito de Nova Itamarati, em Ponta Porã. A nova moeda foi implantada em maio de 2012, com o objetivo de fomentar a economia local, na realização de pequenos negócios e incentivo à produção agropecuária. O nome Ita faz referência às letras iniciais de Itamarati.

Juntamente com a moeda social, nasceu o Banco Comunitário do Projeto do então Assentamento Itamarati, hoje distrito de Nova Itamarati. Denominado de Banco Ita, está formalizado junto à Rede de Bancos Comunitários do País e é representado pelo Banco Palmas de Fortaleza-CE. A instituição de crédito foi instalada em uma sala da antiga sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), onde hoje funciona a sub-prefeitura do distrito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

229 views