Professores da Rede Municipal recebem curso de capacitação para o Prova Brasil em Ponta Porã

Curso foi realizado no auditório da ACEPP. Foto divulgação

A prefeitura Municipal de Ponta Porã através da secretaria de Educação, está realizando em parceria com a UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – uma capacitação para os professores da REME – Rede Municipal de Ensino. O objetivo é preparar os professores para as etapas do Prova Brasil, destinado a estudantes do 5º e 9º ano na disciplina de matemática do Ensino Fundamental. A palestra realizada pela diretora da UFMS, campos de Ponta Porã, Claudia Carreira da Rosa, foi realizada no anfiteatro da ACEPP – Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã.

A Prova Brasil é uma avaliação do sistema público de ensino do país. Realizada por amostragem com alunos de 5° e 9° ano do Ensino Fundamental, o teste aplicado avalia os conhecimentos dos estudantes em leitura e resolução de problemas. O intuito, porém, não é avaliar apenas o estudante e sim utilizar os resultados obtidos para promover um diagnóstico da situação do ensino no país, já que os dados coletados na prova são usados para calcular o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

Com objetivo de oferecer um bom ensino aos alunos, a coordenação da secretaria de educação de Ponta Porã firmou parceria com a UFMS para capacitar os professores da Rede Municipal de Ensino. Serão cerca de 60 professores capacitados para atuar no Prova Brasil.

A diretora da UFMS, Claudia Carreira da Rosa disponibilizou os professores dos cursos de matemática e pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul para ministrarem cursos para os professores da REME. Cláudia abordou temas sobre a metodologia de resolução de problemas para os professores que atuam nas escolas municipais de Ponta Porã, A segunda etapa do curso será realizada na próxima terça-feira, também na Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

132 views