Projeto Educacional “Brasil Monárquico” trás Príncipe Dom João a Ponta Porã

Visita do príncipe, faz parte de projeto educacional

A cidade de Ponta Porã vai receber a visita do Príncipe Dom João de Orleans e Bragança, herdeiro da Família Imperial do Brasil, durante a apresentação do projeto  “Brasil Monárquico” no Centro de Convenções no proximo dia 19. A  visita do Príncipe Dom João de Orleans e Bragança, foi sera possível graças a elaboração do projeto educacional “Brasil Monárquico – de 1808 a 1889” desenvolvido por alunos da Escola Estadual Mendes Gonçalves, seguindo a proposta da Secretaria de Estado de Educação, de formar alunos pesquisadores, com intuito de iniciar as celebrações do Bicentenário da Independência do Brasil e comemorar os 90 anos da visita do príncipe Dom Pedro de Alcântara de Orleans e Bragança à cidade de Ponta Porã.

Segundo informou a coordenação do evento cultural, um dos principais objetivos do projeto é o estudo das ações políticas e sociais de Dom Pedro I, Dom Pedro II e das regências da Princesa Isabel.Outro fator importante que foi abordado no projeto é o estudo sobre as formas de governo (Monarquia e República) e sobre sistemas de governo (Presidencialismo e parlamentarismo), com intuito de conscientizar politicamente os estudo e consequentemente, toda comunidade escolar. O professor e historiador, Sacha Cardona que colaborou de forma significativa para consolidação do projeto educacional, juntamente com a direção, estará realizando a montagem da exposição “Coleção: Cardona – Brasil Imperial. A direção Escola Estadual Mendes Gonçalves elaborou  uma programação com atividades que marcarão o encerramento do Projeto l “Brasil Monárquico – de 1808 a 1889”. Confira.

Quinta-feira (19)

Centro Internacional de Convenções de Ponta Porã – 19h30. Palestra, com o tema, “A Crise Política – Sistemas de Governo – A Família Imperial Brasileira, Uma história de serviço e amor ao Brasil” ministrada pelo Príncipe Dom João de Orleans e Bragança. Exposição “Destino Interrompido – A Monarquia no Brasil 1808-1889”.

Sexta-feira (20)

Escola Estadual Mendes Gonçalves, 19h30. Descerramento da Placa Alusiva á visita do Príncipe Dom Pedro de Alcântara (1875-1940) á região de fronteira e da visita de seu neto, o Príncipe Dom João de Orleans e Bragança, nas celebrações dos 90 anos desse acontecimento. Noite Cultural: “Brasil Monárquico” Dramatização de 1808-1927. Jantar de Encerramento das atividades, 21h00 .Mais informações poderão ser obtidas com a direção da Escola Mendes Gonçalves (67) 3431-1275.