Rede Municipal de Ensino de Ponta Porã recebe livros ´Maravilhas do Apa´

Foto Lecio Aguilera

A Secretaria Municipal de Educação de Ponta Porã recebeu livros didáticos que retratam as ´Maravilhas do Apa´ mostrando um pouco sobre o Rio Apa e seus afluentes. O ato de entrega aconteceu nesta terça-feira, (04), no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã (ACEPP). O material que será utilizado na Rede Municipal de Ensino (REME) enfocando as “Maravilhas da Bacia do Apa”, que também é o título do material pedagógico, um livro de figurinhas de plantas, bichos, ambientes e paisagens.

Produzido pela da Editora UFMS, contando com a parceria da Prefeitura de Ponta Porã.   Os alunos do 6º ano da REME utilizarão o material, que prioriza o Meio Ambiente. A Secretária Municipal de Educação, Leny Antunes Klais assinou termo de recebimento para distribuição do livro junto às escolas da Rede Municipal de Ensino em Ponta Porã. A entrega contou ainda com a presença de educadores da UFMS, entre eles, Paulo Robson de Souza, Synara Broch, Áurea Garcia, integrantes da Secretaria de Educação, professores e alunos. A diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, professora Cintia Faiele Hensel informou que o material será utilizado pelos sextos anos de toda a Rede Municipal de Ensino, enfocando a questão ambiental.

O material didático-pedagógico “Maravilhas da Bacia do Apa” se assemelha aos álbuns usados pela criançada para colecionar cartinhas de times de futebol, mas com um forte componente educacional. Os exemplares retratam a fauna e a flora da bacia do Rio Apa, tendo sido confeccionado para atrair o público infanto-juvenil que poderão colecionar e trocar figurinhas e reunir com os colegas para apreciá-las. “Abordarmos bichos, plantas e paisagens próprias da região, promovemos o envolvimento da escola na valorização da biodiversidade local. E, ao valorizarmos as riquezas naturais de uma localidade, esse ‘brincar com cartinhas do lugar’ se torna um rico processo de Educação Ambiental”, conta o professor da UFMS Paulo Robson de Souza.

As fotos foram produzidas pela própria equipe do projeto durante expedição à bacia do Apa, municípios de Caracol, Ponta Porã, Bela Vista e Antônio João, em maio de 2015. Também serão usadas fotos do acervo do projeto Pé na Água/UFMS/CNPq (2008), que incluiu em suas pesquisas de campo esses quatro municípios, bem como os demais municípios brasileiros que compõem esta bacia: Porto Murtinho, Bonito e Jardim. Para a Secretária Municipal de Educação, a contribuição para o ensino relacionado ao meio ambiente é de extrema relevância, destacando o direcionamento das aulas utilizando o livro como forma de conscientizar os alunos que posteriormente serão agentes propulsores em defesa do meio ambiente de uma forma geral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

33 views