Tragédias são obras humanas e Maria é um sinal de amor de Deus, define Frei

Alexandra Lopes

Nossa Senhora Conceição de Aparecida representa o povo escravo, o povo negro brasileiro

Neste 12 de Outubro, comemora-se o 300° aniversário do dia em que a imagem de Nossa Senhora Imaculada Conceição Aparecida, padroeira do Brasil, foi encontrada nas águas do Rio Parnaíba, no interior de São Paulo. A data é importante para o calendário católico e considerada um dia para reflexão. Como parte das celebrações, encerrou ontem a novena realizada em honra à Nossa Senhora Aparecida, sob o tema Senhora Aparecida: Das Águas ao Nosso Coração. Também foi realizada uma missa campal às 5h00 da manhã de hoje na paróquia que leva o nome da padroeira.

Foi inaugurado ainda um monumento que simboliza o encontro da imagem. As festividades serão encerradas após a realização de uma dança teatralizada, que conta toda a história do encontro de Nossa Senhora. Diante disso, o  entrevistou o frei Gilberto Bedin, pároco e administrador da paróquia paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Coxipó, que completou neste ano 19 anos de sacerdócio. A paróquia tem 25 comunidades espalhadas pelo Coxipó. Todo fim semana, passam por essas comunidades cerca de cinco mil fieis.

Bedin falou sobre a importância de Nossa Senhora, como também ressaltou a imagem como ferramenta para recuperação da fé após tragédias, tais quais as vividas em Las Vegas, nos Estados Unidos, quando um atirador de 64 anos deixou cerca de 50 mortos e mais de 400 feridos durante o festival Route 91 Harvest. Outra tragédia que assombrou o país foi a ocorrida em Janaúba, em Minas Gerais, quando um vigia ateou fogo na creche Gente Inocente e matou nove crianças e uma professora. Nesse sentido, o pároco destaca a importância do resgate da fé. “Essa tragédia que aconteceu no interior, aqui no Brasil, mostra a fraqueza humana, a ausência de Deus e falta de amor ao próximo”.

Para o frei, a imagem de Nossa Senhora é sinal de amor, ternura, cuidado e zelo. Ele falou ainda sobre a corrupção exacerbada no Brasil, desde a presente no meio político até à existente no dia a dia, como furar fila de banco. Por outro lado, o frei elogia o lado solidário do povo brasileiro e fala sobre o processo eleitoral que se aproxima no país . Frei Gilberto Bedin defende que a igreja oriente, mas sem partidarizar a discussão. 

Há 300 anos, pescadores encontraram o que viria a ser a padroeira do Brasil. Como isso aconteceu e por que Nossa Senhora Aparecida ganhou este nome?

Em São Paulo, lá no rio Parnaíba, interior de São Paulo, existia um homem poderoso que receberia umas visitas importantes. Ele conversou com os escravos e pediu para que fizessem uma comida típica brasileira. Assim, pediu que eles fossem pescar, mas o período não era de pesca. Os pescadores escravos sabiam que não iam conseguir pescar. Mas foram cumprir a tarefa, muito assustados porque, se não trouxessem peixes,  iam ser punidos. Lançaram várias vezes a rede e nada de pegar peixe. Mas eles tinham muita fé em Deus. Foi então que invocaram a mãe, não sob o título de Aparecida ainda, a mãe de Deus, que intercedesse pela necessidade deles.

Aí lançararam a rede novamente. Depois de várias tentativas, encontraram um pedaço de imagem sem cabeça, feita de barro. Recolheram a imagem e novamente lançaram a rede e encontraram a cabeça. Aí juntaram a cabeça à outra parte encontrada e a levaram. Em outra tentativa, após encontrarem o corpo e a cabeça, lançaram a rede e os peixes vieram em fartura. Então, Maria tem essa característica negra porque foi encontrada na lama. Aparecida, porque apareceu e tornou-se Nossa Senhora Imaculada Conceição de Aparecida.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

161 views